Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

domingo, 6 de outubro de 2013

III Copa Malwee de Triathlon – V Etapa do Campeonato Catarinense de Triathlon

Por: Puma (André Puhlmann)

A prova foi realizada na cidade de Jaraguá, no Parque da Malwee e contou com a participação de 180 atletas.


Dia lindo e lugar perfeito! Ser recepcionado com tanta beleza natural e com a presença do sol fez a prova ser muito especial.


Ficamos encantados com a beleza do Parque e foi neste cenário que rolou o triathlon na distância olímpica.

A prova teve inicio às 14:30h.


Nadamos no lago do Parque, 2voltas de 750m.   Apesar do sol e da temperatura da água estar bem agradável a roupa de borracha foi liberada. A água do lago é bem pesada, mas achei que isso não atrapalhou.


Sai no bolo e como sempre rolou aquele atropelo. Como estava difícil se posicionar nesse bolo, resolvi parar e achar um cantinho mais sossegado. Nessa hora tomei a metade da água do lago.

Mesmo com sol deu para ver bem as boias e como tinha bastante gente foi fácil se orientar. Esse atropelo inicial me deixou mais ofegante mas logo que sai da muvuca consegui encaixar a a natação. Sai da agua bem, com 23 minutos.

A transição foi longa de aproximadamente uns 350m e com direito a subidinha. Não tive problemas neste momento, mas foi um pouco demorada. Sempre utilizo esse tempo (da transição) para tentar recuperar a frequência cardíaca e acalmar um pouco as energias para a próxima etapa. Peguei a bike e segui para avenida onde fizemos o pedal.

40Km de bike feitos em 7 voltas. Antes de sair do parque o primeiro problema: na descida do parque que tem piso de lajota perdi a caramanhola e minha única garrafinha de água. Já percebi que o pedal iria ser tenso com aquele sol sem água e sem posto de hidratação, eu iria sofrer.


Na segunda volta a sede bateu, tão forte que os lábios estavam colados. Passei por um pessoal que estava torcendo para a Sprint e reconheci uma moça que treinou comigo um dia aqui em Blumenau. Ao avistá-la berrei: tem água? Que tristeza, a resposta foi negativa. Só que a santa Heloísa na minha próxima volta estava me esperando com uma garrafinha e melhor ainda gelada. Que benção! Heloísa, muito obrigado, você é um anjo e salvou o meu pedal.


Pedal difícil com muito vento e para piorar a estrada estava cheia de buracos, o que acabou com a prova de alguns atletas que tiveram os pneus furados. Tive o privilégio de pedalar quase todo o percurso ao lado do meu parceiro de treino: o Sr. Robson Pasquali. Cara, o bicho estava forte pra caramba, muito bom ver o desempenho do garoto, evoluiu muito. Só que agora Robson, quem puxará o pelotão nos treinos será você...kkk.


Na T2 (transição 02) para entregar a bike um morrinho marvado pra subir, e como já estava sem sapatilhas o esforço foi um pouco maior. Depois de largar a bike, uma outra subida marcava o inicio da corrida.

Corrida difícil com muitas subidas. Tivemos que repetir o trajeto 3 vezes para fechar os 10Km. Já comecei a correr com dor, na verdade já estava sentindo no pedal. Sensação de aperto na boca do estômago e isso atrapalhou demais a respiração bem como o desgaste físico. 






















Quando vi a Tuca no trajeto da corrida já fui logo avisando: tá difícil, tô com muita dor! Depois que acabou a corrida eu dei muita risada com ela, porque ela achou tão estranho eu reclamar que entendeu o seguinte: “tá difícil, tô com muito calor”





Consegui no inicio manter um ritmo de 4:15, mas não deu para segurar porque com o aumento da dor tive que passar para 4:20/4:30 e foi assim até o final, administrando a  dor e o ritmo. Fechei a prova com 02h13min.


Foi uma prova tecnicamente muito forte. É uma prova bem cascuda! Gosto de competições assim desafiadora porque para você conseguir fazer deste tipo de prova uma prova boa é necessário ir bem próximo ao seu limite.
O que levo desta prova é que preciso treinar mais, muito mais, porque percebo que para enfrentar estas situações (vento, subidas, dor, problemas mecânicos...) é preciso treinar muito físico e mentalmente.

 (Galera representando a Abtri: Eu, Robson e Alexandre)

(No final da prova com o grande amigo Kadinho) 

Quanto ao resultado a “organização” inicialmente me informou que eu teria ficado em 6º lugar na categoria. Sendo assim, resolvi ir tomar o cafezinho na casa dos amigos: Naiara e Marcelo. Só que para minha surpresa, no meio do nosso café comecei a receber vários telefonemas que a “organização” tinha se equivocado e o resultado foi o 5º lugar na categoria 30-34 anos. Que pena!!! Pois essa prova merecia mesmo uma recompensa. 

9 comentários:

  1. Parabéns Puma! Parabéns tb à cidade de Jaraguá pelo evento e pela beleza natural, achei muito bonita pelas fotos. To impressionado como vc está mais magro a cada prova. Vai chegar uma vareta no iron irmão! Mais leve vai voar ainda mais. Vc incentiva muita gente, continue firme. Abçs do Joca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lugar muito bonito mesmo Joca. Ano que vem quero fazer novamente e recomendo essa prova. Cara, eu tô emagrecendo mesmo, mas isso faz parte do planejamento. Valeu pelo apoio. Grande abraço!

      Excluir
  2. Vcs formam um par muito bonito. Eu comecei a acompanhar o blog faz pouco tempo, não sei se vcs já falaram mas a minha curiosidade é sobre a idade de vcs. Se não for abuso, vcs poderiam responder? É que parecem tão novos! Tb queria saber mais, se vcs tem filhos? Meu marido é triatleta, temos um filho e eu to tentando me inspirar na Tuca pra acompanhar, mas vou confessar que é dificil mais um dia eu chego lá. Sou fã de vcs. Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana! Obrigada pelo carinho!
      Não somos tão novos assim, já passamos dos 30...kkk.
      O Puma está com 33 anos e eu tenho 31.
      Quanto a filhos ainda não temos, mas já estamos planejando. Quem sabe depois do Ironman 2014.
      Acompanhar esses maridos triatletas não é tarefa tão fácil mesmo, mas aos poucos a gente entra junto nesse ritmo de treinos, competições e no final de cada prova é tanto orgulho e admiração que você descobre que cada dificuldade enfrentada valeu muito a pena. Bjs Luana e valeu por acompanhar o blog.

      Excluir
  3. E esqueci de falar que o meu marido tá com inveja pq ele treina feito maluco e a barriga não some enquanto o Puma fica mais sarado cada foto que ele posta. kkkkkkkkk, e o pior é que eu to dizendo a verdade

    ResponderExcluir
  4. hahahaha...essa é muito boa!
    O Puma vai ficar se achando agora.
    Diz para o teu marido não desanimar, às vezes esse resultado de emagrecimento demora um pouco mesmo.
    Beijos para vocês e bons treinos.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado e bons treinos pra vcs tb. Bjs Luana

    ResponderExcluir