Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

quarta-feira, 26 de março de 2014

10º Meia Maratona de Florianópolis.

Por: Puma

Neste último domingo floripa completou 288 anos e para comemorar foi realizada a 10º Meia Maratona de Florianópolis. Muita gente participando, mais de 3000 atletas toparam o desafio do 21,10 e 5Km, entre eles muitos amigos da corrida e do triathlon.





Correr numa cidade que respira esporte e fazer isso cercado da bela natureza da ilha é um privilégio. Temos um carinho muito  especial por  esta cidade, a Tuca e eu nos conhecemos em Floripa e moramos um bom tempo lá.


Antes de falar da prova quero contar sobre o meu treino de sábado. Minha planilha marcava um pedal de 200km. Sendo que os 150 era num ritmo de prova e os outros 50 mais solto.

Sai cedo de coqueiros o tempo estava bom e sem vento segui em direção a SC401 para encontrar os amigos. O primeiro que encontrei foi meu grande amigo Marcos Alexandre e depois toda galera da Sprint, inclusive  o Paulinho (treinador ) que passou mais algumas orientações sobre o treino.

Fiz esse pedal praticamente sozinho, cara no vento o tempo todo e era aquele vento “suli”, como dizem os manezinhos. Consegui fazer um ótimo treino porque motivação não faltou, pois tinha uma tropa pedalando e isso ajuda muito. Parecia que estava mesmo fazendo uma prova!



Quem tem a chance de ir até Florianópolis para treinar deve ir, já  que é  o local da prova e também por esse gás que da ao ver esse pessoal treinando.

Cheguei  cansado e comecei a pensar como seria no dia seguinte. Será que as perninhas iriam aguentar 21km em ritmo forte? O negócio foi descansar, fazer uma boa alimentação, conforme orientação da nutri, Gisele Dallazen, além  de dormir cedo.

O amanhecer de domingo foi gelado, mas o dia estava lindo. Logo que cheguei já fui aquecer e aí percebi que as pernas estavam meio duras. 


O Paulinho (treinador) veio conversar comigo e falei a ele que como estava cansado do pedal do dia anterior não iria conseguir começar mais lento para depois aumentar. Então, minha estratégia foi começar forte e ver até onde conseguiria aguentar.



Larguei  no pelotão da frente e fui conseguindo  manter o ritmo dos caras. Isso foi motivando e me deixando mais forte. Acreditei que daria pra levar aquele ritmo até o final, mas também pensando que se quebrasse eu deveria estar preparado para isso.


No final uma queda no rendimento, mas faltando só 3km não dava pra deixar isso tomar conta. Concentrei e retomei o ritmo e vim pra linha de chegada muito feliz com o meu melhor tempo em meia: 1h16min!  

Com esse tempo fiquei em 7º geral entre os amadores e com o 2º lugar na categoria 30.34 anos.


Estava precisando competir bem porque os treinos estão fortes e puxados e quando ficamos felizes com o resultado, todas aquelas angústias do treinamento ficam bem mais leves e você tem a certeza de que está indo no caminho certo.

Obrigado pela força pessoal que ficou na torcida e parabéns a todos que participaram e prestigiaram este belo evento.











4 comentários:

  1. Puma, parabéns pela belíssima prova. Com certeza, todo esforço é recompensado com um resultado desses. Adorei a parte em que falas da sua determinação e foco nos últimos 3 kms. Demais mesmo. Super parabéns!!
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Helena!
      Esses últimos Kms são sempre complicados por isso é importante treinar
      não só o físico, mas a mente tb para enfrentar situações assim.
      Grande abraço Helena!

      Excluir
  2. O mais perto disso que eu cheguei foi 1h32m quase morto.
    Éis um monxtro...

    ResponderExcluir
  3. Valeu Fábio!
    1h32min já é um tempo mto bom, mas segue treinando que vais melhorar.
    Abraços!

    ResponderExcluir