Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

quinta-feira, 8 de março de 2012

Vem chegando o Ironman.

Por André Puhlmann
Faltando um pouco menos de 80 dias para o ironman os treinos se intensificaram com um aumento de volume considerável. Tudo aquilo que fiz nos últimos quatro meses foi uma preparação para esta última etapa, digo isso porque preparei meu corpo no sentido de diminuir lesões, assim como adaptei meu psicológico para os exaustivos treinos que iria encontrar.  Muitas vezes tenho treinado sozinho, companhia tenho mesmo da minha magrela e dos meus tênis.  Esses momentos que passo sozinho são importantíssimos para o meu equilíbrio emocional, pois o iron é uma prova individual. As dores musculares são constantes neste período. E por isso o psicológico tem que estar preparado, pois na prova as mesmas dores vão reaparecer e até serão mais intensas que nos treinos.
Tem uma frase do Lance Armstrong que traduz tudo isso muito bem :
"A dor é temporária. Desistir dura para sempre."
Outra imagem ispiradora é a da suíça Gabrielle Andersen-Scheiss que não venceu e nem ganhou medalha, mas seu esforço para chegar serviu de exemplo e motivação para muitos.
Fonte: http://blog42195.blogspot.com
Com certeza neste período que antecede a prova somos mais egoístas, principalmente com as pessoas que estão ao nosso lado, isso porque precisamos de muitas horas de treinos.  Deixá-los é triste, mas é um mal necessário. Adoro fazer aquela preguiça de manhã cedo, tomar café e voltar para cama, ir para casa dos meus pais no final de semana tomar uma cervejinha fazer um churrasco....mas agora não da tempo! Encaro isto como uma motivação. Sei que eles gostariam da minha presença, mas tenho certeza que recompensarei esta ausência no dia da prova.
Geralmente duas vezes durante a semana tenho acordado às 04:30h e às 05:00h estou na estrada para pedalar em média 2h ou 2h e meia. Ao meio dia nado, mesmo neste sol infernal de Blumenau, faço isto umas 4x por semana. A corrida fica para o final do dia. Já nos finais de semana aproveito para fazer meus longos, ocupo a manhã inteira entre ciclismo e corrida. É nestes dois dias que faço minha maior quilometragem (140 a 150Km) e faço os longos de corrida (em média 21Km).


O bom do final de semana é que faço os treinos com os meus amigos já que durante a semana fica complicado encaixar os horários. Os meus treinos mais longos são feitos na companhia de duas feras do triathlon aqui de Blumenau: o Cláudio e o Mauro. Treinar em grupo é bacana porque um colega sempre tem uma dica para você melhorar a técnica, tipo um pé mal posicionado, giros excessivos, avisa quando você está utilizando força quando não deveria... Coisas que você não percebe sozinho.
Daqui para frente os treinos serão mais intensos e longos. Vou precisar estar bem mais concentrado para não machucar, ter mais cuidado com a saúde, deixar a imunidade turbinada para não pegar um resfriado ou coisa pior.
Minha próxima prova será em Caiobá, uma prova longa de triathlon, vou usá-la como treino e principalmente como teste. Pretendo verificar minha alimentação, transição e principalmente sentir como estou fisicamente. Gosto de fazer esta prova antes do iron, porque ainda vou ter tempo de focar no treino, caso eu sinta alguma dificuldade.
Agora é só esperar as últimas planilhas e treinar.
Vou relatando minhas sensações nestas últimas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário