Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Um Protesto: Uma Homenagem

Por: Tuany Maria Puhlmann
Nosso protesto iniciou com o pessoal reunido na pista de skate em frente ao shopping Iguatemi, às 09h30min. Aproximadamente mais de 300 ciclistas participaram da manifestação.


Antes de iniciar a pedalada, o presidente da Via ciclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis), Daniel de Araujo Costa, relembrou o motivo pelo qual estávamos reunidos: a morte do garoto de 21 anos (Emílio Delfino) e também destacou os nossos pedidos: 
- Mais segurança para pedestres e ciclistas que dividem a via com veículos automotores.
- Mais ciclovias
- Mais placas de sinalização
- Maior rigor na aplicação da Lei Seca
- Mais fiscalização
- Mais respeito e educação no trânsito.





Às 10:00h, seguimos para o local do acidente. Uma pista da SC 401 ficou interrompida durante todo o protesto.

Muitos motoristas apoiaram a causa, pois passaram pelo local aplaudindo e buzinando. Porém, sempre tem os idiotas que falam asneiras, do tipo: “Vão trabalhar seus vagabundos”. Será que esse tipinho pensa que quem anda de bike ou faz manifestação não trabalha? Santa ignorância!


Foi muito triste quando apareceu a Ghost Bike, aquela bicicleta pintada de branco tem um significado muito forte. Além de lembrar que os sonhos de um garoto de 21 anos foram interrompidos por um assassino do trânsito, ela traduz o sentimento de insegurança e impunidade por todos que utilizam a SC401.


Após a bike ser instalada no local do acidente, todos os ciclistas fizeram uma oração para o Emílio.



Agora são 3 Ghost-Bikes instaladas em Floripa: a de Rodrigo Lucianetti (2008), na SC-402, em Jurerê, a de Emílio Delfino (2012) na SC 401 e a de Hector Galeano (2012), em Canasvieiras. Então, Sr governador e Sr.Prefeito, por favor, não permitam que a nossa capital seja “decorada” com estas bicicletas fantasmas. Uma cidade tão bela, que recebe tantos turistas e um espetáculo chamado Ironman, não pode está de acordo com a imprudência e impunidade destes assassinos motorizados.


Lembre-se que você não precisa gostar de ciclistas, corredores, skatistas....mas independente de gostar ou não você tem que RESPEITAR!


5 comentários:

  1. Olá André e Tuany, foi bonito de ver a união dos ciclistas pela PAZ no trânsito e pelo RESPEITO à VIDA!

    As mortes dos colegas ciclistas não passaram em branco, com certeza ficarão para sempre em nossas memórias!

    Abraço e vamos pedalando... por um mundo melhor!

    ResponderExcluir
  2. Nossos políticos vivem viajando pelas Europa e lá, em grande parte dos países, há um enorme esforço para incentivar o deslocamento por bicicleta, em substituição ao automóvel. Posicionar-se a favor do uso da bicicleta é uma tendência mundial pois significa posicionar-se a favor da qualidade de vida dos cidadãos,a favor de um trânsito menos caótico e violento. Mas antes de tudo, precisamos de vontade política para termos mais investimentos na estrutura cicloviária e mais campanhas de conscientização e respeito no trânsito (voltadas sobretudo aos motoristas) e assim evitar que as nossas rodovias, em especial a SC-401 se tornem rodovias da morte. Parabéns a todos que participaram da manifestação no sábado, a todos os motoristas que entenderam e respeitaram as pessoas que lá estavam e a vcs, Puma e Tuca, que estão dando exemplo de cidadania com esse blog que abriu espaço para a discussão de um tema tão importante e que interessa a toda a sociedade, ande ela de carro, a pé ou de bicicleta. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Estamos esperando mais posts. Será que o Puma parou de treinar e tá sem assunto? Por favor, atualizem o blog que tá todo mundo ansioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, todo dia eu entro no blog atras de novidades e saio frustrado. Sabe a frase: Vc é responsavel pelo que cativa? Pois é, vc fizeram a gente viciar no blog agora queremos sempre mais. Grande abraço para o casal.

      Excluir
    2. Queridos anônimos o Puma continua treinando sim. Que bom saber que vcs gostam dos nossos posts, daqui pra frente vou tentar atualizar mais. Peguei tanto no pé do Puma que hoje ele colocou um post novo. Um abraço e espero que gostem. Tuca

      Excluir