Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Método Kinesio Taping - as famosas fitas coloridas

O post dessa semana também é do fisioterapeuta Fabrício Biscaro que vai falar sobre estas “fitas coloridas” – Kinesio Taping –
O método Kinesio® Taping foi inventado pelo Dr Kenzo Kase na década de 70 no Japão, primeiramente utilizado em clínicas de reabilitação tomou proporções internacionais devido a sua utilização nas Olimpíadas de 1988 em Seoul, sendo introduzida nos EUA em 1995, e na década seguinte no Brasil. Nas Olimpíadas de Beijing, em 2008 mais de 200 atletas utilizaram durante a competição.
A Kinesio® Taping é um adjunto terapêutico para atletas e pacientes - independentemente do perfil do paciente, todos podem beneficiar-se.

Indicada em lesões agudas e crônicas com o objetivo de dar suporte e estabilização muscular permite aos pacientes uma melhor recuperação, promovendo estímulos sensoriais e mecânicos (elásticos) duradores e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos através de mecanoreceptores fornecendo informações exclusivamente sobre eventos externos que afetam o nosso organismo e dão ao sistema articular elementar a habilidade para detectar estímulos aplicados à pele .

Estas informações produzem vários efeitos, tais como: Diminuição da dor e da sensação de desconforto; Promove suporte durante a contração muscular; Diminui a congestão do fluxo linfático, assim como extravasamento sanguíneo subcutâneo; Ajuda nas correções dos desvios articulares; Promove auxílio na contração muscular; Promove estímulos e aumento da propriocepção.

O sucesso desta técnica esta associada as particularidades da fita de bandagem que não possui princípios ativos (medicamentos), não tem função de imobilização, é hipoalergênica, à prova d'água e pode ser usadas por vários dias.

A Kinesio Taping pode ser utilizada em diversas áreas na reabilitação e vem sendo utilizada com sucesso nas áreas esportiva, traumato-ortopédica, estética, neurologica; pediatria, reumatologia e outras. Existem ainda trabalhos sobre aplicação desta técnica em animais descartando a teoria do efeito psicológico do processo.

Como a aplicação da Kinesio Taping obedece orientações anatômicas e biomecânicas, deve ser aplicada por profissional qualificado e com treinamento na técnica.




Fabrício Biscaro
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Desportiva
(48) 3024-1610
Obs: Usei a Kinesio Taping no iron de 2012 devido a minha lesão na
pata de ganso e ajudou bastante. O Fabrício aplicou no sábado antes da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário