Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Lesão de menisco: a escolha da cirurgia.


Como o pessoal tem procurado bastante o post sobre a cirurgia do menisco, resolvi pedir para o meu amigo e fisioterapeuta, Fabrício Biscaro, explicar um pouco melhor a opção que escolhemos para tratar este tipo de lesão.

Segue o texto:

Com um numero cada vez maior de praticantes de atividade física, as lesões também se tornaram mais frequentes. Este grupo de atletas amadores também apresenta lesões como os atletas profissionais, porém este grupo esta mais preocupado em recuperar totalmente a lesão e continuar praticando exercícios por muito e muitos anos do que o retorno precoce as atividades comprometendo a continuidade no esporte.




Antigamente quando um paciente era diagnosticado com lesão no menisco a única opção era a retirada da parte lesionada do menisco ou meniscectomia parcial. Este tipo de cirurgia promove uma rápida recuperação com retorno as atividades esportivas entre 30 e 40 dias, porém a longo prazo aumenta o risco do paciente desenvolver artrose no joelho.

Quando o André (Puma) apresentou a lesão no menisco a preocupação principal da equipe não era em quanto tempo ele estaria apto a retornar aos treinos, mas por quanto tempo o joelho dele continuaria praticando exercícios.

Pensando na carreira dele a longo prazo optou-se pela técnica de sutura meniscal onde o cirurgia “costura” o menisco lesionado fazendo com que o mesmo recupere seu papel de amortecedor das cargas no joelho.



Ao contrario da meniscectomia, a sutura exige um tempo maior de recuperação deixando o paciente no mínimo 3 semanas sem descarga de peso e 4 meses sem praticar corrida, porém a longo prazo o joelho com menisco preservado faz com que a vida útil deste joelho no esporte seja muito maior.

Então se o paciente deseja correr por mais 30 anos e não esta somente pensando na próxima corrida a técnica de sutura meniscal deve ser a escolha.

Para quem interessar segue o link do Vídeo da Cirurgia: Vídeo da cirurgia do menisco

Fabrício Biscaro

Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Desportiva
(48) 3024-1610


Dr. Carlos Alberto Pierri

Ortopedista especialista em Joelho
Rua Don Joaquim, 885 – Celso Ramos Medical Center 
Sala 601/602  -  Centro – Florianópolis/SC
Cep: 88015-310 – Telefone: (48) 3229-4000


Nenhum comentário:

Postar um comentário