Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

terça-feira, 31 de julho de 2012

Opções da primeira semana de tratamento: sentado ou deitado?


Por: Puma

Nesta fase de pós-operatório, a responsabilidade é mesmo do paciente. Então, só me resta descansar e seguir à risca as instruções do fisioterapeuta Fabrício Biscaro. De vez em quando tenho que sair da cama/sofá porque não é fácil ficar nessa posição horizontal. Ainda bem que não tive problemas para me deslocar com as muletas isso porque não é a primeira vez que uso, já que antes tive alguns entorses de tornozelo.

Quanto a dor no joelho, senti um pouco, mas segundo o Dr. Pierri eu iria sentir mesmo pois ele mexeu bastante. Esta dor esta mais na inserção da pata de ganso, acredito que nos tentões do semimembranoso ou semitendinoso. Também tive um pouco de edema e aumento da temperatura no local, controlei isso com descanso e principalmente muito gelo. Estou fazendo fisioterapia, utilizo exercícios de contração muscular, bombeamento da panturrilha...

Agora o grande problema é não poder fazer nada. Passo a maior parte do tempo assistindo TV, lendo, até faço as coisas do trabalho pelo computador, mas sempre em casa e na mesma posição, deitado ou sentado. Detesto pedir ajuda, não gosto de depender de outras pessoas, só que nesta situação não adianta ser teimoso. Tenho 6 semanas de dependência! O negócio é pedir socorro para a Tuca, mãe, pai, cunhada, irmão.

Outro inconveniente é ir ao banheiro. Como não posso dobrar o joelho esquerdo por mais de 70 graus e colocar o pé no chão, acabo fazendo muito força na perna direita e para equilibrar faço força isométrica na perna operada, o que faz doer os tendões da pata de ganso. Isso me preocupa, pois quero evitar fazer força excessiva para não ter tendinites futuramente.

Na quarta passada consultei com o Dr. Pierri e o fisio Fabricio. O Fabricio ficou contente com as condições do meu joelho, não está muito inchado e estou conseguindo fazer uma boa contração na coxa. A próxima etapa da reabilitação já permite flexionar o joelho até 90 graus, com tranquilidade e sem muita força (não é hora de sofrer). Preciso fazer de 3 a 6 vezes a fisio por dia e gelo depois do exercícios.

O Dr. Pierri também gostou do inicio da recuperação. Falamos sobre a cirurgia, ele contou com detalhes como o meu menisco estava solto, e como precisou mexer no joelho para fazer as 11 suturas. Falou que foi uma boa opção termos feito este tratamento com sutura, pois geralmente as pessoas escolhem pela retirada do menisco. Claro que este tratamento é mais lento, mas pelo menos mantenho meu menisco integro. Consegui ver bem o tamanho da lesão pelo vídeo da cirurgia.

Preciso agradecer minha família, pela paciência e companheirismo. Minha mãe e meu pai estão sempre à disposição. A Tuca, numa paciência incrível, peço tudo a ela, gelo a cada 2 horas e neste intervalo água, comida,..... Falando em comida não posso deixar de falar da Chef Keyla Maria (minha cunhada), meu Deus, estou comendo muito bem, ela chega na sexta, se mete na cozinha e prepara a comida da semana. E não é qualquer comida, só para deixar vocês com inveja: estrogonofe de camarão, quibe, torta de carne, sopinhas...Considerando este ponto, até penso em demorar mais na reabiliataçao, na intenção de desfrutar um pouco mais deste banquete delicioso.

4 comentários:

  1. Melhoras cara! Espero ter ver nas corridas em breve...

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Puma, procurava na internet algo sobre dor no joelho depois de uma artroscopia e deparei com seu blog. Fiquei mais tranquila porque você sente dor na região da pata de ganso e eu estou sentindo muuuuuito agora, depois de uma semana operada do joelho direito para retirada de um cisto meniscal e sutura de um pedaço do menisco. Já tinha a bursite na pata de ganso antes da cirurgia, mas agora ela voltou com força total. Creio que devido à própria cirurgia.
    Melhoras pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a dor é mesmo pela cirurgia, senti muita dor nos tendões. Agora quase 2 meses depois ainda sinto um desconforto, mas melhorou consideravelmente. Tenho a impressão que quanto mais o joelho fica parado, mais dor aparece. O que ajudou a aliviar muito essas dores foi o uso de gelo umas 4 vezes ao dia. Também desejo melhoras a você e uma ótima reabilitação.

      Excluir