Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Copa Sagu - Triathlon Olímpico.

Por: Puma (André Puhlmann)

Neste último domingo foi realizada em Blumenau a 11º edição da Copa Sagu. Um prova/treino de triathlon olímpico. O evento contou com a participação de 27 triatletas, familiares e amigos. Essa prova foi idealizada pelo Claudio e Waldemaro, mas cada ano que passa mais adeptos se envolvem com a Copa Sagu. O evento tem este nome porque no final da prova é servido um sagu preparado pela esposa do Waldemaro, a Marla.

Organizada pelos próprios atletas e com apoio fundamental de algumas instituições, como o SESI, que cedeu a piscina para realizar a prova de natação, a Guarda de Trânsito Municipal que nos proporcionou mais segurança tanto no trajeto da prova como nas transições que foram realizadas no Posto do Saulo. Valeu pessoal do posto que liberou o espaço...na verdade um obrigado a todos que participaram de maneira direta ou indireta desta confraternização entre amigos.   


A prova foi um sucesso. Foi a primeira vez que participei da Copa Sagu. Nossa largada teve início às 07:15h na piscina do Sesi. Como estávamos em 27 atletas a largada foi feita em 4 baterias de acordo com o tempo de cada um. Não foi fácil nadar com tantos atletas dentro de uma piscina que mede 50x25m. Demos 10 voltas e entre muitas pernas e braços tudo correu bem.





Em seguida vieram os 40Km de bike feitos na República Argentina e na R.Itajaí. O sol estava típico de Blumenau...de torrar o lombo. Este é um trajeto que conhecemos bastante, pois quase todos os finais de semana os treinos são realizados nesta região. Comecei a pedalar empolgado e foi legal ver todo mundo junto. Como era um trecho de 8Km sempre passávamos um pelo outro, pessoal incentivava com gritos: “vamos, vamos rapaziada”, o que  estimulava a pedalar  mais forte. No final da bike, quase na transição, uma surpresa chata, meus pneus (dianteiro e traseiro) furaram.


Isso fez com que antecipasse a minha corrida. Tirei as sapatilhas e fui empurrando a bike até a transição...sem noção o calor que vinha daquele asfalto! Inicie forte na corrida e tentei manter o ritmo nos 10Km. No último Km, fui desafiado pelo meu amigo Yan. O cara começou a me chamar para eu ultrapassá-lo. Confesso que estava esgoelado mas consegui aumentar o ritmo e alcancei o Yan. Uma brincadeira saudável numa prova que existe sim competição, mas que o importante mesmo é a amizade.



No final o Sagu feito pela Marla foi um grande prêmio. Muito legal ver o pessoal reunido, compartilhar este momento com outros amigos e a família realmente não tem preço. Aí está a certeza que o esporte une as pessoas e nos proporciona momentos inesquecíveis e maravilhosos.

 
Seguimos para um almoço no Clube Bela Vista com direito a premiação e tudo. Mais que confraternizar o ano que passou, novos projetos foram discutidos durante a Copa Sagu 2011. Entre muitos pontos que precisamos melhorar no Triathlon de Blumenau destaco aqui a campanha sobre a segurança dos ciclistas, através de adesivos que serão colocados nos carros e mensagens em redes sociais vamos sim procurar nossos direitos. Precisamos de segurança para treinar e respeito dos motoristas.
 
Um feliz Natal e muitos e muitos Km para todos em 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário