Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Flertando com o perigo.

Por: Puma e Tuca

No último post falei do desafio de se inscrever no ironman, mas desafio mesmo é voltar vivo para casa nestes treinos de bike. Nesse sentido vai ser mais um ano de tensão porque a falta de RESPEITO dos motoristas com o ciclista está cada vez pior.

Estou indignado com a ignorância do povo. No último domingo sai para treinar com os amigos aqui em Blumenau e de cara na Rua República Argentina um ser “supremo” estava incomodado em dividir a pista com um reles ciclista, no caso eu.

O babaca nº01 do dia passou do meu lado, ou melhor colado e mandou ir para a pista destinada à pedestres e ciclistas. Gente, é domingo, não tem trânsito, ele tinha 2 pistas para passar, mas o estressado resolveu me xingar.

Pois bem, eu sei que na República Argentina tem uma pista para pedestres e ciclistas, mas meu amigo (babaca nº1) se eu andar a 40Km/h naquela pista certamente será um estrago no número de acidentes que posso provocar. Vamos entender que bikes speeds não podem ocupar a mesma via de pedestres e pessoas que passeiam de bicicleta devido a alta velocidade que pedalamos.

E agora deu para entender um pouco? Então, quando você avistar aquele pessoal fantasiado de roupa colorida não é para passar por cima, ok? Porque são ciclistas, sim pessoas que estão treinando! 

Blumenau é uma cidade engraçada as pessoas dizem cultivar valores nobres como educação, respeito, intitularam até o nosso vale de Vale Europeu. Europeu aonde??? Quem sabe nas buzinadas desnecessárias que nós atletas temos que suportar durante os treinos, ou aquelas quase encostadinhas na nossa roda, os lindos insultos falados de forma tão “sutil”. É, para uma maioria da população o ciclista é visto assim: um tolo que não tem o que fazer e vem para rua atrapalhar o trânsito. Santa ignorância!

Para fechar o pedal em grande estilo, encontro na Rua 2 de Setembro, o babaca nº02, num celta prata todo batido, se achando o cara, o qual resolveu colar o carro na roda do meu amigo Júnior. Não bastasse isso ele ainda se achou no direito de nos criticar. Nessa hora eu perdi a paciência, parei a bike olhei para trás e só perguntei para o imbecil: Tais maluco, cara? Pra quê fazer isso?

Hum, pensa na merda que quase aconteceu!

O machão do celta mandou eu repetir o que tinha falado e na mesma hora virou o carro na contramão e veio na minha direção. Na hora só pensei: fu...! Já fui tirando a sapatilha e pensando em largar a bike, mas graças a Deus o cara desistiu de tirar maiores satisfação. Mas não precisava nada disso se existisse uma única coisa: RESPEITO.

Sempre sou paciente, mas esse treino de domingo foi além do que consigo suportar. Na verdade, não deveria ter ficado tão irritado, afinal o que se espera de alguém que se acha o dono da rua porque pilota um veículo com 4 rodas e não uma bicicleta. A coisa poderia ter ido para um caminho mais complicado, brigar não é a solução.

Mas será que vamos achar um meio de dividir o espaço, de compreender que é possível carros e bicicletas na mesma via?  Sei lá, como diz a Tuca só rezando muito porque essa coisa chamada RESPEITO e aqui é o RESPEITO pela VIDA parece que ficou enterrado em algum buraco dessas vias. 

Lamentável dizer que em Blumenau é um grande risco a locomoção sobre 2 rodas.


Num dos primeiros posts já falávamos deste problema: 

12 comentários:

  1. Bem por ai meu amigo. Por isso como por hora só treino de mtb, evito pegar asfalto e/ou ruas urbanas, somente me jogo nas ruas de interior ao redor do norte de Blumenau. Ao menos o maior risco são os cachorros que nos perseguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fugir dos cachorros também não é fácil, mas antes eles que os motoristas malucos. Um abraço Eleonésio!

      Excluir
  2. Olá André,Muito boa sua observação, sempre falei para as pessoas mais próximas, que não conheço um local adequado na cidade para pedalar, não por questões de falta de espaço físico, mas por questões de falta de respeito dos motoristas. Esse é o meu maior receio em treinar aqui. Ainda não tenho uma speed, mas quando eu tiver uma, vou treinar na rodovia do arroz, entre Massaranduba e Joinville, por exemplo. Não sei, é apenas uma sujestão, porque aqui, infelizmente não dá. Ah... recentemente postei que correr nas ruas, também esta bem complicado.

    Bons treinos e cuidado com o trânsito, ou melhor, com os motoristas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo! Aqui no post a gente deu destaque para a bike, mas assim como você já ouvimos muitos colegas falando que o pessoal motorizado também anda desrespeitando muito os corredores. Não está fácil levar este estilo de vida que envolve atividades na rua porque a colaboração de muitos está bem precária, isso é lamentável e para nós admiradores do esporte fica impossível entender estas reações grosseiras e agressivas. Bons treinos para vc tb. Valeu!

      Excluir
  3. André, esta realidade é muito triste. Eu amo treinar, mas qd penso em sair para pedalar por aqui, já fico com receio...NO feriado de 30/05 estava pedalando e ao passar em Gaspar -justamente naquele trecho em que não há acostamento - um caminhão(gigante, diga-se) colou em mim e começou a buzinar incessantemente, jogando para cima...fiz sinal com o braço para ele esperar três vezes e ele vinha mais para cima. Na quarta fez perdi a paciência, ele parou o caminhão na rua, desceu e ameaçou "quebrar o meu nariz" da próxima vez, falando com o dedo encostado...Acredito que só não tenha agredido mesmo pq Dani, que vinha mais atrás com uma aluna, chegou na hora...não o bastante, o motorista disse que sempre faz aquele trajeto, e sabe que "nós" estávamos sempre por ali, então era para eu me cuidar...Triste né...Mas ainda acredito que um movimento, uma campanha, de nossa parte ainda possa ter alguma efetividade e eles passem a entender e respeitar. Tenho esperança...Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      Estou perplexo com o teu relato. Não consigo acreditar que o cara teve a coragem de sair do caminhão e peitar uma mulher. Muito ignorante para não falar coisa pior. Continua firme nos teus treinos e vamos propor sim uma campanha para conscientizar as pessoas que na rua tem lugar para todo mundo, basta um pouco de paciência e respeito. Abraços.

      Excluir
  4. Meu Deus, o depoimento do Puma já foi chocante mas esse ultimo foi pra sacramentar que o respeito é coisa em extinção. Nem mulher eles respeitam mais?! Prefeito, governador, polícia militar, polícia rodoviária, onde vcs estão? Olhem mais para as imagens das câmeras que estão instaladas nas vias públicas, façam mais patrulhamento, mostrem a cara pq só vcs que são "autoridades" podem nos proteger. O tema foi levantado por um ciclista mas o desrespeito é geral, com pedestres, com motos, com outros carros. Certamente o Código Brasileiro de trânsito não permite que animais irracionais possam estar habilitados a dirigir veículos automotores. Pq então essas pessoas ainda estão nas ruas nos ameaçando a toda hora? Eu não sou ciclista mas quero ter o direito de sair às ruas pra passear sem medo de ser agredida ou morta por um monstro que se vale da falta de fiscalização e da certeza da absolvição pra cometer atos covardes como os descritos acima e os tantos outros que a gente vê todos os dias no noticiário. Que Deus proteja todos vcs ciclistas que estão mais expostos, que dê paciência pra que vcs não revidem as agressões e que dê a todos muita força pra não desistir do esporte que vcs amam praticar. Keyla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Keyla infelizmente é na hora do pedal e das corridas nas ruas que encontramos estes animais como você mesmo mencionou. Muito bem lembrado também que o o fato de não haver fiscalização contribui muito com estes episódios que foram relatos no post e nos comentários. Abraços.

      Excluir
  5. Essas pessoas são daquele tipo que fica indignado quando tem que parar na faixa de pedestre. Outro dia testemunhei uma cena lamentável: um carro parou pra uma senhora bem idosa atravessar na faixa e o carro que vinha ao lado viu-se obrigado a parar também e ficou doido: ficou acelerando o carro e xingando a tal senhora pq ela estava muito devagar. Triste, não? Pra nós, sim. Pra ele, que provavelmente se acha o dono da rua, que acha que a pressa dele vale mais que a de qualquer outro, a atitude no trãnsito deve ter sido a coisa mais normal do mundo. Ele deve achar é que ela, por ser idosa e ter a mobilidade reduzida, é que não deveria sair de casa pra não atrapalhar o trânsito. Se uma senhora indefesa sofre esse tipo de agressão imagina o que ele não faria se tivesse que parar para um ciclista?! Talvez nem parasse. Falta respeito, falta bom senso, falta sentimento e falta punição pra que "machões" desse tipo parem de estragar o mundo. Parabéns pelo blog e por abrir espaço à discussão. Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta! Realmente não tem como compreender estas atitudes. O ser humano está cada vez mais egoísta e isso se torna claro nessa situação que você nos contou. Triste mesmo e pior é saber que exemplos como deste "machão" citado por você tem aos montes.
      Obrigada por colaborar aqui no blog. Abraços.

      Excluir
  6. SEUS LEITORES AGUARDAM NOVAS POSTAGENS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Que bom saber que tem gente aguardando post novo.
      Desculpa pela demora em publicar algo novo, mas hoje
      a noite vai sair um post e espero que você e os outros
      leitores gostem. Um grande abraço!

      Excluir