Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Quase lá.

Por André Puhlmann

Quando terminei o meu primeiro ironman em 2010 já sabia que iria participar de um segundo. Assim, dei continuidade aos treinos, mas sem saber exatamente quando seria este próximo desafio. 


As emoções para o IM 2012 começaram desde o dia da inscrição, isso porque foi uma pauleira conseguir a vaga. Depois que você tem uma data específica o foco muda e o treino começa de verdade. E é nos últimos 6 meses que o bicho pega pra valer.

Durante este período, treinei muita bike porque é a modalidade que mais sofro. Foram muitos longos, horas e horas no rolo, na academia, em casa, na praia... Minha magrela foi mesmo uma companheira.



Aproveitei as competições como o 70.3 de Penha (2010/2011) para testar meu pedal, assim como o Long Distance de Caiobá (2011/2012). Provas importantes que fortalecem o treinamento e a segurança de um atleta amador.

Os treinos de natação foram realizados nas piscinas do Sesi e do Bela Vista aqui em Blumenau. Mas, sempre que aparecia uma oportunidade também treinava no mar. Fiz as travessias da Lagoa da conceição e a do Porto em Imbituba, prova bacana para dar uma relaxada e curtir este esporte tão gostoso que é a natação.


Também foram muitos Km de corrida, girei muito na pista do Bela Vista, nas ruas de Blumenau, Floripa, Tubarão, Jaguaruna...Os treinos de corrida foram essenciais para trabalhar a concentração, buscar o equilíbrio, chegar perto do limite da dor e saber controlar este e outros inconvenientes que também se farão presentes no próximo 27 de maio.


Resumindo, foi um ano em que a minha vida foi guiada pelos treinos. E o ironman é isso mesmo: dedicação, disciplina, motivação. Não importa onde você esteja, se você se dispôs a participar de uma prova assim, terá que se dedicar e treinar muito, independente do lugar, clima ou qualquer outro fator.

Faltando 13 dias para a prova continuo com a vida normal. Muito trabalho e ainda treinando. Porém quando penso que o grande dia está chegando, a ansiedade bate forte. A maneira que achei para controlar esta sensação é fazendo toda a programação para o dia. Já estou organizando os materiais que vou usar, fiz um esquema de todo o percurso: o tempo que pretendo fazer em cada modalidade, o quanto vou precisar ingerir de alimentos e suplementos, as coisas que devo levar na bike e outras que irão ficar nas sacolas... Isso dá mais segurança de que a prova sairá como realmente espero e treinei.

Não posso dizer que sou experiente, mas a vivência do primeiro ironman foi útil em todas as fases do treinamento. Nesta reta final, penso que todos estes sentimentos são normais porque sei que vai passar no momento em que for dada a largada.



4 comentários:

  1. Puma e Tuca, eu já estou ansioso, imagino voces!
    Não vejo a hora de estar lá na largada e olhar nos olhos do meu amigo e desejar uma ótima prova!
    Saiba que estarei contigo em cada km percorrido, pois junto com vc vai meu sentimento de querer estar também competindo neste dia. Mas a vida nos traz outros objetivos e alegrias que nos fez adiar um pouco mais esse retorno ao IRON.

    Cara , tô contigo! Força IRON!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só temos que agradecer este parceiro. Como o Puma já falou, você foi fundamental nessa conquista. Acompanhou desde a largada até a chegada, o tempo inteiro passando informações para esta ironwife ansiosa. Espero que vc e o Puma estejam juntos em outro iron, mas por enquanto curta bem a doce e fofa Manoela.

      Excluir
  2. O ironman é sempre emocionante mas qdo alguem que a gente gosta muito tá participando essa emoção é multiplicada. Não dá pra explicar, só quem sentiu sabe do que eu to falando. São meses e meses vendo o André se prepar para o grande dia, ignorando frio, chuva, calor, cansaço, tudo pelo objetivo de completar a prova. Acho admiravel como ele se desdobra pra fazer tudo: trabalha pra caramba, treina que nem um cavalo e mesmo assim sempre dá um jeitinho de estar com a familia e com os amigos. Ele não tem patrocinio, não tem acompanhamento nutricional, não tem a melhor bike, não toma os suplementos tão importantes mas caríssimos que o ajudariam na performance, mas ele tem o mais importante: o amor ao esporte. É esse amor,essa obstinência em traçar um desafio e vencê-lo, que movem esse cara e fazem dele um exemplo pra todos nós. Deco, vc é exemplo de raça e de persistência e pode ter certeza de que muita gente te admira por isso. Te amo cunhado e dia 27 estarei lá, mais uma vez cheia de orgulho de ti. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei emocionada ao ler este comentário da maior fã do Puma...também te amamos muito!

      Excluir