Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

domingo, 20 de maio de 2012

PATA LESADA!


Por André Puhlmann
Depois de 4 anos treinando triathlon  apareceu minha  primeira lesão. Olha a data que esta infeliz resolveu dar as caras, na véspera do ironman. Sacanagem é pouco para definir esta situação. Na quarta-feira do dia 02 de maio, sai para fazer um longo de corrida, estava programado para fazer 36Km. Estava friozinho, a sensação que o corpo não esquentava. Comecei a sentir umas fisgadas no joelho já nos primeiros Km, achei que poderia ser pelo frio, porém no Km 23 a coisa apertou. Tive que voltar para a casa porque fiquei preocupado, não quis forçar.

No outro dia, o joelho esquerdo estava inchado e levemente roxo...que beleza! Já tive essa dor há alguns anos, na época era uma tendinite na pata de ganso. Fiquei analisando os sintomas e desconfiei que poderia ser mesmo esta bandida. Na quinta, a Tuca começou a ladainha: você precisa procurar um médico, vai fazer um exame, temos que saber qual a patologia para tratar...a Tuca é fisioterapeuta (não atua mais) mas vive dando palpites. Ela sempre pediu para eu fazer alongamentos, RPG, pilates... e eu como um bom fisioterapeuta (também não mais atuante) sempre fugi dos alongamentos.

Teve um tempo que fiz pilates, gostei e percebi que meu alongamento é péssimo. Minha professora era a minha esposa, ela me judiava e ficava envergonhada com a minha flexibilidade muscular. Claro que as aulas com a Tuca não duraram muito tempo, ela mandoninha e eu impaciente, só pensava em por um tênis e partir para as ruas. Sei que foi falha minha, deveria ter feito mais alongamentos, a musculação eu até que fiz direitinho, mas sabe do velho conselho: tem que fazer de tudo um pouco, então, não segui muito bem.

Meu parceiro de treinos, Monari, me orientou a fazer uma ressonância. Fiz no sábado (05/05) depois do pedal. Fiquei 10 dias sem correr, tomei anti-inflamatório e estou fazendo gelo todos os dias. Também estou sendo orientado por dois especialistas em joelho, Fabrício Biscaro, um excelente fisioterapeuta, assim como o ortopedista Pierri.   

Na quarta do dia 09, o Monari ligou cedinho para falar do resultado. É mesmo uma tendinite na pata de ganso. Além de rupturas complexas no corno posterior do menisco medial... Maravilha! Muita calma nessa hora porque faltam apenas 7 dias para o iron. Segundo meus conselheiros, Fabrício, Monari e Pierre com um bom medicamento e o uso de Kinésio Taping (aquelas fitas coloridas que os atletas usam) vou conseguir fazer a prova. Com dor, mas vou terminar. A tendinite até dá para controlar neste tempo e por enquanto vou me preocupar só com isso. Já a lesão do menisco, deixa para depois do iron.

Seguindo orientação do Fabrício e do Pierri voltei a correr leve, só em terrenos planos. Sei que estou sob efeito de anti-inflamatorio, mas a corrida de domingo e de quinta foi sem dor. O que me leva a pensar que não terei problemas na prova. Vou acreditar nisso para fortalecer a segurança e ficar mais motivado ainda.

Vou explicar rapidinho o que é esta tendinite na pata de ganso:
A pata de ganso é formada por três tendões vindos dos músculos: sartório, grácil e semitendinoso. Tem a função de flexionar o joelho e rodá-lo medialmente, além de proteger a articulação contra movimentos rotacionais. No meu caso, acredito que a tendinite veio pelo movimento repetitivo da corrida.

6 comentários:

  1. Essas "ites" acabam com agente hein....

    Melhoras e uma boa prova pra você!

    Abraço,

    http://naocorradacorrida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fê!
      Passada a prova posso dizer que deu para controlar bem essas dores. Deu tudo certo, foi até melhor que o esperado.
      Abraço.

      Excluir
  2. Bah Puma, que m...!

    Espero que vc se recupere logo cara e isto não te atrapalhe no iron... estou na torcida!!! Força Puma!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fábio, como falei no comentário acima deu tudo certo...graças a Deus e mais uma vez agradeço a sua torcida.

    ResponderExcluir
  4. Ola Amigo, estou com o mesmo diagnostico que o seu. Vc já conseguiu se recuperar? Foi necessario alguma intervençao cirurgica?

    Abraco,


    Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius.
      Tive que fazer cirurgia sim. A lesão no menisco era grande. Foram 11 pontos. Exatamente, hoje faz 4 meses da cirurgia. Tive que ter muita paciência no início, mas agora já voltei a treinar, só não posso correr ainda. Mas o teu problema também é menisco ou só a tendinite? Bom, de qualquer modo desejo melhoras. Valeu Cara!

      Excluir