Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Long Distance Caiobá – Parte I


Por André Puhlmann.

Caiobá é especial porque lá fiz minha estréia no triathlon. Foi em 2010, serviu como um teste para o meu primeiro ironman. Fiquei um pouco ansioso por ser minha primeira competição. Durante a semana que antecedeu a prova ficava pensando em tudo o que precisava. Para não esquecer de nada, busquei informações com o pessoal mais experiente, juntei todas as dicas e no final tudo deu certo.

Nesse barco estava eu e Marquinhos, os dois marinheiros de primeira viagem. Na ida para Caiobá, conversamos sobre o nosso treinamento e a expectativa para realizar nosso primeiro ironman. Ao chegar, pegamos o kit e participamos do congresso técnico, sentimos o clima da competição, muitos atletas e conversas sobre a prova.

À noite, um jantar de massas, eu, Marcos e Daniel e o assunto sempre o mesmo: triathlon! Mais tarde, o Paulinho (nosso técnico) chegou e fizemos os últimos ajustes para a prova. Arrumamos a bike, verificamos a alimentação e ouvimos mais orientações.

Até dormimos rápido, mas ao acordar senti a presença da senhora ansiedade. Fiz todo check list: bike, alimentação, roupa de borracha com a numeração, tênis... Fomos pedalando até o local da prova, quando cheguei e vi toda galera se aprontado senti meu coração mais forte. Encontramos o Paulinho, o kadinho, o Alexandre e a Sabine, nos ajudaram a colocar a roupa de borracha e dali partimos para a largada.


Chegando à praia senti o mar tranquilo. Saí mais na lateral para evitar a pancadaria do bolo. Fiz os 1900m da natação em 31min e 13seg. Na segunda volta senti um pouco de tontura, apesar de saber que isso é comum segurei um pouco o ritmo para deixar a respiração voltar ao normal e diminuir esta sensação.



Na transição fui em direção à bike mentalizando tudo o que eu precisava fazer. Quando coloquei a bike memorizei pontos de referência para não confundir. Costumo observar árvores, outras bikes, a distância que a bike fica da entrada do funil. Deu tudo certo, peguei a bike segui todo o ritual da transição, focado para não esquecer de nada, foi uma transição mais lenta para garantir que nada prejudicasse mais adiante.



Sem muita experiência na bike, tentei fazer o meu melhor, fiz força! Senti bastante o cansaço e o peso nas pernas na segunda volta. Testei minha alimentação e confirmei que realmente tenho dificuldades com a suplementação. Por ser um alimento mais doce sempre tenho muita sede depois, isso causa um desconforto/um enjoo e fico receoso de ingerí-los novamente.


Terminei os 84Km da bike em 2h e 29min. Fiquei preocupado em relação às penalizações, tomei cuidado para ficar mais atrás e não pegar vácuo. Mas vi muita gente pegar e usar deste artifício. Próximo a transição, fiquei pensando em como tirar o capacete, as sapatilhas, no que precisava pegar na sacola para fazer a corrida. Foi uma transição normal, quando sai da bike senti mais ainda as pernas. 


Parti para os 21Km com a sensação de que tudo estava em ordem. Dificuldades senti depois do Km15, perda de energia e fadiga. Acredito que esta sensação foi por falta de suplementação, só ingeri bcaa e água, não consegui ingerir carboidratos. Fiz um bom ritmo e fechei os 21Km em 1h e 37min.


No final da prova a sensação de dever cumprido. Fiquei feliz com o meu tempo de 4h e 38min. No geral fiquei em 84º e na categoria em 26º. Bom para um primeiro long distance. Saí mais confiante no sentido de que iria terminar o iron, mas o que preocupou foi a questão da alimentação. Fiquei pensando: o iron é o dobro disto, vou ter que me alimentar, como vou suprir esta necessidade sem sentir os desconfortos da suplementação? A solução foi utilizar a suplementação nos meus treinos longos até acostumar com aquela sensação.


Por isso considero Caiobá uma prova tão importante, pois é o momento de enxergar as minhas dificuldades e tentar reverte-las até o Ironman. Não posso deixar de falar que meu parceiro, Marcos Alexandre, também completou a prova e saiu muito satisfeito com o seu resultado.

Caiobá 2011: http://andreiron.blogspot.com.br/2012/04/caioba-parte-ii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário