Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Challenge Florianópolis

Por: Puma

O Challenge Florianópolis foi mesmo um grande desafio para os quase 2000 atletas que participaram. Essa prova tem um diferencial que além da categoria individual também teve o revezamento e todo um envolvimento familiar como a corrida para mulheres e o challenge júnior. Bem bacana ver toda família participando do esporte!


No sábado antes da prova, tivemos o congresso técnico pela manhã e a tarde foi a entrega da bike. Jurerê já estava totalmente no clima da prova! 


Depois disso foi só organizar as coisas para a prova e descansar. Deu tempo de curtir uma janta e um papo bacana com o casal que nos acolheu: Marquinhos e Pri. Obrigado pela estadia e a boa companhia de sempre!

Acordei por volta das 04h, na verdade já estava acordado um pouco antes, meio desacreditado com o vento que batia forte na janela. No whats a galera agitando e comentando sobre o vento...é o tipo de situação que não tem o que fazer. A gente nunca sabe como vai ser o dia da prova!


Seguimos para área de transição para dar uma conferida na bike, deixar a alimentação e organizar a seqüência das transições...e o vento? Ah, continuava a soprar! 


Surpresa maior foi quando avistamos o mar. Nada comum para os padrões de Jurerê! Com ondas, mexido, a gente via da areia a dificuldade dos staffs para conseguir entrar e prender as bóias.


Diante daquele mar agitado a organização optou por diminuir o percurso passando a natação de 1900m para 1000m. Foi uma decisão bastante prudente! As largadas foram em bateria, minha categoria largou às 06:40h.


Como isso, consegui ver a largada das outras categorias e principalmente ver a prova dos profissionais. Ver esta galera entrar naquele turbilhão na frente foi ótimo porque assim consegui ver melhor como estava o mar e tentar traçar uma estratégia.


Na largada já comecei a fazer um pouco mais de força, tentei lagar bem na frente, não queria enfrentar o mar mexido e também a pancadaria da galera. Foi muito bom, fui até a primeira boia bem tranquilo, mas quando virei em direção à segunda bóia foi um desespero, quem disse que conseguia ver a bóia? Tentei olhar varias vezes para frente, mas a única coisa que conseguia ver era o sol me cegando. Então fui seguindo o grupo. De repente percebo um garoto de caiaque que veio e começou a dizer que estava indo para o lugar errado. Parei e tentei olhar a boia, mas cadê? Ai o garoto falou:
- Usa o barco como referencia.
Foi ai que achei a maldita boia. Depois disso, correu tudo bem. Terminei a natação com 13 minutos e com a barriga bem cheia de água.


Correndo para a transição já comecei a pensar na sequencia que estavam as coisas na bike e ao mesmo tempo tentava recuperar um pouco o cansaço. Tive um pouco de dificuldade de tirar a roupa de borracha e colocar ela na sacola. Depois de acertar tudo sai para pedalar.


Como a largada foi em bloco, fui pegando muita gente e no início tive um pouco de dificuldade de passar porque formaram-se uns pelotões e a galera não saia da frente. Teve até um cara que forçou uma passagem, teve discussão e uma disputa ombro a ombro. Quase que os dois infelizes caíram na minha frente.

Outro momento crítico foi para pegar a água. Os caras que estavam na direita (mais lentos) não olhavam para ver se tinha alguém passando e viravam com tudo para pegar a água. Quase vi outro acidente.


Tirando estes momentos de imprudência da galera, precisei me concentrar muito, pois o vento estava soprando forte. Estava muito difícil de pedalar, tinha hora que estávamos a 50 km/h e hora que estava a 30 km/h fazendo muito força.

Então precisei controlar um pouco para não sofrer muito na segunda volta. Mas isso não foi o suficiente, pois nos outros 45Km o vento ficou ainda mais forte e dificultou muito mais. Só pensava como iria correr, estava fazendo muita força e ficando bem cansado.

Pra piorar o meu clip quebrou. E se estava difícil pedalar contra o vento, agora então estava quase impossível. Como faltava pouco para terminar a prova e em pouco tempo pegaria um vento a favor, resolvi apenas terminar. Parei de fazer força e comecei a comer tudo, primeiro para recuperar e outra para não precisar comer na transição.



No inicio da corrida é sempre bom, me sinto muito forte, rápido e confiante. Mas sei que isso é apenas uma ilusão e que vai durar 2 a 4 km, depois vem um choque de realidade: todo o desgaste vem ao mesmo tempo e se o psicológico não está bem e se você tiver sentindo dor, mesmo a mais leve, você pode quebrar!



Por isso tentei sair mais tranquilo em um ritmo que sei que era confortável, mesmo sabendo que poderia ir mais. Caminhava um pouco nos postos de hidratação e assim foi até o inicio da segunda volta. 



Ai percebi que estava bem, mas um pouco tenso, precisava soltar o corpo, relaxar e curti a corrida. Foi quando comecei a berrar (vamos porrr...... vai dar tudo certo, força, uma perna de cada vez)! Não sei explicar direito esta reação, só sei que ajudou muito.



Olhava para frente, calculava pequenos objetivos e tempo, só vou até ali, como se estivesse fazendo tiros. E o melhor é que tinha muita gente torcendo e o trecho com público era grande e dava um gás monstruoso! Agora nada explica a sensação de ver a Tuca ali barrigudinha na torcida, foi uma das sensações mais marcantes da minha vida! Tão lindas as minhas gatinhas, amo vocês!



Fiz a corrida para 1 hora e 25min e depois de 04h06min de prova cruzei a linha de chegada cansado, mas feliz! Ao entrar no funil, avistei minha barrigudinha e entrei como se estivesse embalando minha pequena Helena (naquele gesto eternizado pelo Bebeto). Parei dei um beijo nas minhas meninas e segui emocionado para atravessar aquele pórtico.

Na chegada, fui recepcionado com o abraço do querido amigo Gerson! Foi show receber a medalha deste parceiro! 



Em seguida, encontrei a Tuca que logo veio me parabenizar pela prova. Fui para área do atleta e lá encontrei outros amigos. Segui para uma massagem e um gelinho para soltar um pouco.



Vi a chegada de mais alguns amigos e depois fomos para casa. Tudo rapidinho porque às 15h foi a premiação. A Raquel (esposa do Cláudio Koch) me disse que no aplicativo da prova eu estava como primeiro colocado na categoria 30-34anos, mas outro colega disse que eu era o segundo. Bem de um jeito ou de outro eu estaria na premiação.

Deu mesmo o primeiro lugar na categoria 30-34 anos. Fiquei muito feliz com o resultado, a prova foi difícil e essa minha categoria é sempre uma pancadaria. 




Melhor ainda foi dividir este momento com um cara que admiro muito, o Cláudio Koch, que também levou o troféu de primeiro lugar na categoria. Parabéns Cláudio, que venham muitos treinos e provas pela frente!




Já não bastasse a alegria de ter concluído com êxito a prova, na terça-feira tive mais uma grande surpresa com a divulgação da lista dos atletas que conquistaram a vaga para o Challenge Almere-Amsterdã. Não é que meu nome estava lá?! Fiquei feliz, mas meio assustado com tudo isso.

Esse foi um ano maravilhoso! De muita dedicação, disciplina e com bons resultados em todas as provas. Agora tenho que processar tudo isso porque a princípio eu teria em 2015 apenas o Ironman Brasil, porém com os bons resultados temos mais duas outras provas grandes pela frente: Mundia 70.3 Áustria e Challenge Almere-Amsterdã.

Como vou fazer e dar conta de tudo isso ainda não sei, principalmente porque em Fevereiro chega a minha pequena e quero curtir muito esse momento família. Como as  coisas foram acontecendo ao acaso, acredito que tudo vai dar certo. O que tem que ser será...coloca na mão de Deus e deixa o tempo mostrar o caminho certo! 

Deixo registrado aqui que a medalha desta prova foi um presente para o nosso garotão Pedro (meu sobrinho) que nasceu dia 24 de novembro trazendo muita alegria para nossa família. E pode ter certeza que daqui um tempo  tio Puma já vai levar você para pra praticar algum esporte!

Ps: Agradeço ao pessoal da sprint, abtri, Geraldo, Mundo Tri pelas fotos. Valeu!


Um comentário:

  1. Rapaz, agora tu ta na minha categoria, enquanto eu faço em 5:20 quebrado tu faz em 4 horas rs,
    Parabéns pelo pódio, já chegou mostrando a que veio.

    Abraço

    ResponderExcluir