Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mizuno Uphill Marathon 2014 - Serra do Rio do Rastro

Por: Puma

Foi diante de um cenário lindíssimo, a Serra do Rio do Rastro, que aconteceu a segunda edição da Mizuno Uphill Marathon.


De baixo de muita chuva, vento e frio os 300 atletas encararam 42Km de muitas subidas.



A largada foi às 07h na cidade de Treviso. Fui acompanhado do meu sogro, sogra, esposa e até a cachorrinha (Luli) embarcou na aventura. 


Saímos de Tubarão às 04:30h. Chegando lá estava quente e o pessoal já estava bem animado. Perto das 07h caiu um vento forte e logo começou a chuva, ou seja, já largamos com chuva e muito vento.

A largada foi bem legal. A organização conseguiu deixar a galera mais animada ainda. 


     Wagner - ninja runners da Twit 
Desde o inicio tinha traçado uma estratégia, iria fazer os primeiros 21Km de maneira bem conservadora porque não conhecia bem o percurso e ainda tinha toda a subida da serra.


Assim que larguei já percebi que meu corpo não estava muito legal, senti ele pesado, as pernas travadas e isso me deixou um pouco preocupado porque tinha um desafio gigante pela frente. Mesmo assim busquei o pelotão da frente e tentei acompanhar.


Nos primeiros 5Km tive que ter muito cuidado porque a estrada era de chão, muitos buracos e pedras. Foi um dos piores momentos da prova pois aquela sensação do inicio não só se confirmou como aumentou. 
O ritmo estava tranquilo mas eu estava sofrendo um pouco com a frequência cardíaca e respiratória alta. Acho que já era influencia da altitude e também pelo fato de não ter aquecido antes da prova já que o vento e a chuva não permitiram.


Tive que ter frieza para tomar a decisão de segurar um pouco ou seguir com o grupo. Optei por seguir com o grupo e já no inicio da primeira subida (Km 6) comecei a sentir melhoras na respiração e sensação de alivio. Aos poucos percebi que o pelotão estava diminuindo. Minha tática era ficar no grupo e não deixar o ritmo cair demais. Cuidei para não forçar nas descidas e na subida tentei manter um ritmo confortável.


A partir do Km10, ficou apenas eu e o buka. Um cara muito gente fina, fomos juntos até o km22 conversando e incentivando um ao outro. No km21 precisei parar no banheiro. Depois disso resolvi soltar o freio de mão. Era o momento de largar a corrida conservadora, pois nos últimos 17Km iria dar de cara com a desafiadora Serra do Rio do Rastro. Nesta hora eu estava em terceiro com o primeiro colocado a 7 minutos na minha frente. Estava me sentindo muito bem físico e mentalmente. Minha alimentação estava perfeita!


Então, cheguei para o desafio dos últimos 17km forte. Olhei para aquela montanha e desejei que aquelas 256 curvas virassem uma reta. 

Mas foi um pensamento passageiro porque a primeira pegada já foi tensa. As coxas começaram a queimar. No inicio nem é tão ingrime. Mas sabia que nos últimos 10 o pau ia pegar.

Se já estava cansado no inicio da serra imagina no final dela? Como se já não bastasse a dificuldade da temida serra, o vento resolveu soprar, na verdade eram rajadas de vento. Tive que fazer força para manter a postura da corrida. Comecei a pensar que a coisa poderia ser pior se eu estivesse de bike...kkk. 

Para ter noção os banheiros químicos estavam virados, soube depois que um policial que estava de moto foi derrubado pela força do vento. Tava sinistro!


E assim foi, muita força para subir e vencer aquele vento. Nos últimos 8km fui alcançado pelo 4ºcolocado. E o cara passou bem! Segui o cara, consegui acompanhar dentro de uma distância entre 30-50m, mas não aguentei. Faltando 4.5km ele abriu e a partir dai precisei caminhar um trecho para baixar um pouco a tensão daquele momento e parar de brigar um pouco com a aquela ventania.

Foi um trabalho psicológico grande porque vi o 3º colocado abrindo a minha frente e o 5º tentando se aproximar. Faltando 3km me convenci que não daria para buscar o 3º colocado. Estava cansado, com frio e todo molhado, tinha muita água na pista, os meus pés estavam muito doloridos, a coxa e a panturrilha então nem se fala.

Mas não ia deixar de brigar pelo 4ºlugar. Fui administrando entre caminhadas e trotes até o km40. No topo da serra, a 1419m do mar, era mais plano e com uma leve descida e o vento estava a favor até a chegada no mirante.


Desejei muito ver aquele pórtico porque o sofrimento iria acabar. Foi uma das piores dores que já senti. O alívio veio rápido junto com a torcida que me esperava. Foi muito bom chegar e tê-los ali para me recepcionar e também foi emocionante porque eles estavam muito felizes com a minha chegada. 


Depois que cheguei tive noção do tamanho da façanha que tinha feito e também o estrago que estava sentindo no meu corpo. A panturrilha estava moída. Os pés...Jesus!


Me alimentei, troquei uma ideia com o pessoal e logo estava me sentindo bem. Foi um grande desafio, um aprendizado! Gostei muito de fazer. Certamente irei fazê-la novamente. A organização esta de parabéns por toda a estrutura da prova, mas cumprimentos merecem mesmo todos os ninja runners!
Parabéns aos 300 'malucos" que tiveram coragem de encarar esta prova!





5 comentários:

  1. Oi André(maluquinho) como diz a mãe, não foi possível estar junto contigo nesta prova; mais estávamos em oração para que tudo desse certo, parabens, acreditamos que uma prova dessa numa subida assim não foi fácil, muita dedicação, queremos agradecer ao Alírio&Iolanda por estarem lá apoiando e logicamente a Tuany por sempre estar ao seu lado, agora com a Helena, parabens voce é o cara. beijos Mami&Papi

    ResponderExcluir
  2. Bah, pena que eu perdi essa! Espero que a Luli tenha me representado bem, kkkk. Orgulho de vc cunhado ninja. Bjs Keyla

    ResponderExcluir
  3. Puma, tu é o cara. Quando falei contigo minutos antes da largada já sabia que tu podia chegar entre os 10 primeiros por causa da corrida boa que tu tem, foi melhor que a encomenda hein. Parabéns meu caro, representando os triatletas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fala Puma blz?
    Cara, preciso de um favor teu.
    Do meu lado na transição do Challenge tinha um atleta da Sprint, número 239, após o bike check out dele, ficou em cima das minhas coisas um óculos hammerhead, acredito que seja dele, estava em cima das minhas coisas.
    Se puder, peça pra ele entrar em contato comigo pelo email x-tatic@hotmail.com pra eu devolver.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Show Puma, uma hora dessas precisamos trocar umas idéias vou subir esse ano. Abração.

    ResponderExcluir