Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Um Protesto: Uma Homenagem

Por: Tuany Maria Puhlmann
Nosso protesto iniciou com o pessoal reunido na pista de skate em frente ao shopping Iguatemi, às 09h30min. Aproximadamente mais de 300 ciclistas participaram da manifestação.


Antes de iniciar a pedalada, o presidente da Via ciclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis), Daniel de Araujo Costa, relembrou o motivo pelo qual estávamos reunidos: a morte do garoto de 21 anos (Emílio Delfino) e também destacou os nossos pedidos: 
- Mais segurança para pedestres e ciclistas que dividem a via com veículos automotores.
- Mais ciclovias
- Mais placas de sinalização
- Maior rigor na aplicação da Lei Seca
- Mais fiscalização
- Mais respeito e educação no trânsito.





Às 10:00h, seguimos para o local do acidente. Uma pista da SC 401 ficou interrompida durante todo o protesto.

Muitos motoristas apoiaram a causa, pois passaram pelo local aplaudindo e buzinando. Porém, sempre tem os idiotas que falam asneiras, do tipo: “Vão trabalhar seus vagabundos”. Será que esse tipinho pensa que quem anda de bike ou faz manifestação não trabalha? Santa ignorância!


Foi muito triste quando apareceu a Ghost Bike, aquela bicicleta pintada de branco tem um significado muito forte. Além de lembrar que os sonhos de um garoto de 21 anos foram interrompidos por um assassino do trânsito, ela traduz o sentimento de insegurança e impunidade por todos que utilizam a SC401.


Após a bike ser instalada no local do acidente, todos os ciclistas fizeram uma oração para o Emílio.



Agora são 3 Ghost-Bikes instaladas em Floripa: a de Rodrigo Lucianetti (2008), na SC-402, em Jurerê, a de Emílio Delfino (2012) na SC 401 e a de Hector Galeano (2012), em Canasvieiras. Então, Sr governador e Sr.Prefeito, por favor, não permitam que a nossa capital seja “decorada” com estas bicicletas fantasmas. Uma cidade tão bela, que recebe tantos turistas e um espetáculo chamado Ironman, não pode está de acordo com a imprudência e impunidade destes assassinos motorizados.


Lembre-se que você não precisa gostar de ciclistas, corredores, skatistas....mas independente de gostar ou não você tem que RESPEITAR!


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Vamos apoiar esta causa.

Pessoal, diante do lamentável “acidente” ocorrido no último domingo, que resultou na morte do estudante de medicina, Emílio Delfino, está acontecendo uma mobilização de toda a sociedade. Nosso pedido é por mais segurança no trânsito, conscientização dos motoristas, aplicação da Lei Seca, maior sinalização nas vias...e claro homenagear as duas vítimas de 2012: Emílio Delfino e Hector Galeano.



Além desta manifestação, no site da equipe Ironmind tem uma petição pública requerendo a efetiva aplicação da Lei Seca. Vamos contribuir com este abaixo-assinado.

Assine e repasse aos seus colegas e familiares:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N20312
Não vamos esquecer este caso e deixar que estas duas vítimas virem apenas números de uma estatística.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Acorda Floripa!

Por Tuany e André Puhlmann.


Pensei que iria terminar meu final de semana com adjetivo: perfeito, mas infelizmente por uma estupidez sem tamanho devo trocar por lamentável. Muito triste o que aconteceu ontem na SC401, em Florianópolis, um garoto de 21 anos foi atropelado por um motorista que dormiu ao volante.

A vítima, Emílio Delfino Carvalho de Souza, era estudante de Medicina e estava acompanhado de um colega de 25 anos, Nicolas Paollo Zanela, que está em estado grave no hospital. E o motorista do Ford Fiesta? Ah, esse é mais um daqueles que curte a balada até altas horas bebe todas e depois sai por aí fazendo vítimas. É o tipo egoísta, ignorante que não sabe que direção e álcool não andam juntos.

Infelizmente presenciei este acidente porque ontem estava treinando na SC com o Paulinho e outros amigos da sprint. Além de nós tinha uma galera treinando, pessoal da IronMind, Gustavo Pinto e outros. Todo final de semana tem uma tropa pedalando neste trecho, até porque este é o percurso do ironman, é impossível o pessoal não ter se acostumado com a presença dos atletas. Então se há um fluxo intenso de atletas no acostamento, é necessário redobrar a atenção. O espaço foi feito para todos utilizarem. Você motorista tem que respeitar o ciclista e o pedestre.

Posso dizer que foi um dos maiores sustos que já tomei. Tinha acabado de passar pelo local do acidente (às 09:40h) quando em menos de um minuto um cara de carro encostou em nós e falou: acho que um amigo de vocês foi atropelado lá atrás.  Bicho, pensa no gelo que deu! Paulinho e eu voltamos no desespero, achando que era mesmo o Décio e o Everton.  Por sorte, destino ou sei lá o quê não tinha sido nenhum de nós. Do mesmo modo, não foi fácil ver aqueles dois gurizão no chão, naquele estado e pensar que por causa de um imbecil a vida de dois adolescentes e de suas famílias iriam mudar a partir daquele momento.

Eu mal conseguia olhar para a cara do motorista, um nojo de olhar aquela cara de bêbado se fazendo de coitado, que ficava de cabeça baixa pensando sabe Deus em quê? Certamente não pensava na vida que tinha acabado de interromper, mas sim em arrumar um bom advogado e tentar se safar dessa. O cara se recusou a fazer o bafômetro, disse sim que estava numa festa e que tinha bebido, mas que parou em uma certa hora e chegou até a tomar um energético, mas pegou no sono e só acordou com a batida. Desde quando energético faz passar a cachaça? Lugar de dormir seu merda é na cama e não no volante! Se quiseres beber e se achar o gatão chama a galera para tua casa malandro. A SC ou qualquer outra via não é pista para o teu show.

Resolvemos seguir e deixar o caso com a polícia. O resto do pedal foi tenso, não tinha como esquecer aquela cena, fiquei pensando como nós atletas, ciclistas, pedestres estamos vulneráveis a este tipo de gente que usa o carro como arma. E o problema é que isto se repete cada vez mais, toda semana, já temos uma Ghost Bike em Jurerê, não queremos outra.

É claro que temos soluções, só precisamos que as autoridades coloquem em prática. Vamos tirar a Lei Seca do papel! Aposto que se blitz fossem realizadas nas noites de sexta para sábado e sábado para domingo muitos acidentes como este poderiam ser evitados. Nos trechos com maior movimento deveriam ser instalados redutores de velocidade. As campanhas de conscientização no trânsito também devem ganhar mais espaço na mídia.  Vamos cobrar das autoridades e exigir o mínimo de respeito: o direito de ir pedalar, se divertir com os amigos e poder voltar para casa com a sua família.