Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Eu voltei!!!


Por: André Puhlmann

É pessoal semana passada recebi a notícia tão esperada: estou liberado para correr!

Fui ao médico na última quarta-feira. Primeiro fiz um exame chamado isocinético com o fisioterapeuta Robson. Nesse exame medimos a força excêntrica e concêntrica da musculatura flexora e extensora da coxa unilateral, o qual avalia a diferença de força entre as pernas. Cara, fiquei preocupado porque achei que a diferença iria ser grande o que acarretaria mais um tempo sem corrida. Porém ao final do teste o resultado foi excelente.

Parti para o consultório do Dr.Pierri, estava ansioso! Ele fez todos os testes clínicos e o joelho respondeu bem, resistiu fortemente a todas as torções que foram aplicadas. Fiquei na dúvida quando ele disse: você está liberado. Disparei mil perguntas do tipo: Posso mesmo? Mas, quanto posso correr? Devo correr em qual terreno? Meu Deus, a vontade era sair daquele consultório pegar a beira-mar em floripa e correr sem parar, sem parar...

Depois de processar esta informação fui até o Fabrício, fisioterapeuta que me acompanhou desde o inicio, contei a ele sobre a liberação e como sempre ele fez todas as orientações para esta nova fase. O cara além de um excelente fisioterapeuta é um grande parceiro. Recomendou trotes na grama para voltar a se acostumar com o impacto e ir de leve para evitar futuras tendinites.

Na volta para Blu fiquei pensando nos treinos. Se a minha volta vai ser lenta, rápida??? Quando cheguei em casa fiquei indeciso se iria para bike ou para o clube fazer musculação, mas na verdade eu só tinha uma vontade: CORRER! Então, coloquei o tênis e iniciei um trote meio capenga e depois até que fluiu bem, fiz 35 minutos de trote na areia fofa do clube. Parecia uma criança com brinquedo novo, eu não queria parar de correr. Tive que colocar mesmo os pés no chão para dar o comando de parada.

Quem me viu correndo certamente percebeu meu sorriso de uma lado a outro. O Yan que correu uns 15 minutos comigo compartilhou desta minha alegria, assim como a minha irmã Thayssa, e também os grandes amigos: Irene e Vieira e tantos outros que vieram conversar comigo e parabenizar pela grande recuperação.

Depois da minha tão sonhada corridinha fiz uns 30 minutos de bike...sensação gostosa! Talvez para quem não seja do mundo do esporte seja difícil compreender esta minha ansiedade em voltar a correr, mas para aqueles que são viciados como eu sabem o quanto tive que me controlar esses meses todos, seguir protocolo de recuperação não é fácil, se contentar só em nadar e pedalar é um sacrifício para um triatleta. A corrida é muita especial para mim, é meu esporte de base, não dá para ficar sem.

Agora, é voltar aos poucos e recuperar o condicionamento....

3 comentários: