Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Parceiros

Por: Puma

Há cerca de 1 mês recebi um telefonema de um amigo muito especial, Fernando Tabalipa, que teve uma iniciativa muito bacana ao me oferecer um apoio na parte nutricional.

Através da academia TWIT (http://twitacademia.com.br/site/) vou fazer um acompanhamento nutricional com objetivo de chegar ainda melhor no IM2014! Achei muito legal e fiquei contente com esta atitude. Era o que realmente estava faltando nesta fase de treinamento.

Fui até Floripa, na academia TWIT, onde consultei com a nutricionista Gisele Dallazen. Ela ficou meio assustada com a minha alimentação, não que estava ruim, mas não havia planejamento. Ficava horas sem comer, às vezes comia bem menos do que precisava e em outros momentos compensava isso comendo feito um leão.

Essa era a reclamação eterna da Tuca que sempre pegou no meu pé por não seguir um plano alimentar adequado com a minha rotina treinos. Agora, com esta orientação estou conseguindo comer várias vezes ao dia, inclusive no pré e pós treino.

E não tem nada de complicado em seguir uma planilha alimentar, pelo menos a que recebi da Gisele é super prática e de preparação fácil. Gostei muito da nutri porque ela não é nada radical, entrou muita comida boa e que eu curto mesmo: carne, frutas, pães, iogurte, massa, mel...

O próximo passo é uma avaliação física com a Rafaela Tabalipa onde vamos verificar medidas e percentual de gordura para traçar melhor ainda os objetivos até o iron.

Em 2010, no meu primeiro ironman, cometi um erro de emagrecer muito próximo a prova e isso me deixou mais fraco, com menos força. Já em 2012 fui mais espertinho e emagreci alguns meses antes e consegui treinar bem naquele peso e não tive problemas. Agora com a orientação da nutricionista Gisele Dallazen, e o apoio da academia TWIT, pretendo chegar melhor ainda.

Resta me agradecer aos amigos Fernando, Mariana e Rafaela por esta oportunidade que certamente fará diferença no meu rendimento e também a Gisele pela atenção dedicada.

Valeu gente. Obrigado mesmo!



Rua Esteves Júnior, 711 / Centro / Florianópolis / SC / Anexo ao Colégio Catarinense - (48) 3304 0076 / 3304 0072




quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Sahara Race 2014!

Por: Puma e Tuca

Não se assustem porque o louco da vez não sou eu e sim meu amigo Gélcio! Não é que o cara vai encarar este mega desafio?! Tem que tirar o chapéu pra essa coragem toda porque essa prova é de respeito e para poucos.


 O Sahara Race de 2014 será realizado na Jordânia e começa no próximo domingo dia 16 de Fevereiro e são 250Km. Isso mesmo, 250Km para serem  percorridos em 7 dias!

Fonte: http://www.4deserts.com/sahararace/

Nas minhas conversas com o Gélcio, ele falou que esta prova é Top 10 de Competições de Enduro do mundo e parece que do Brasil só vai ele e mais outros 2, ao todo são 400 competidores.

O que ele vai ter pela frente? Muita areia (dura, fofa...) dunas, é chão que não acaba mais, de terra, de cascalho...é dureza! Mas a recompensa vai ser pelo lugar que é incrível, uma natureza riquíssima com lagos, canyons, formações rochosas...

Fonte: http://www.4deserts.com/sahararace/

Os competidores têm que levar sua própria alimentação, higiene, roupas, tudo dentro da mochila. Pensa que são 250km com um adicional: o peso da mochila! Mas, nosso Indiana Jones está preparado para tudo isso. O cara treinou pra caramba, leu e buscou muitas informações sobre a prova. Um dos treinos está registrado lá no blog do Vieira, olha lá: http://vivasvieira.blogspot.com.br/2014/01/super-caminhada-de-35km-e-6-horas-de.html

Nesses dias de calor aqui em Blumenau, o pessoal brincava com ele dizendo que estava super ambientado com o clima do deserto. Ele disse que vai falar pra rapaziada de lá o seguinte: - Ah, não reclama não porque quero vê se vocês aguentariam o forno de Blumenau!
Kkk...

Vi esse cara treinando muitas vezes no Clube bela Vista com uma mochila nas costas, na chuva (em 2013),  no sol...parecia um dos tartarugas ninjas com aquela mochila. .

Tive a chance de encontrá-lo ontem antes de viajar e desejar uma boa prova, mas deixo aqui registrado que a torcida de todos os amigos é grande para que tudo saia bem e que você volte com muitas histórias boas para nos contar.

Valeu campeão, capricha e representa bem o nosso país! 




Resultado da X Copa Verão de Travessias


Por: Puma


XIII Travessia Balneário Piçarras – 1500m

Geral Masculino e Categoria 30-34 anos
Posição
Senha
Tempo
Categoria
17
19
23min06seg
03


VII Travessia de Meia Praia – 1500m

Geral Masculino e Categoria 30-34 anos
Posição
Senha
Tempo
Categoria
11
13
23min48seg
01


VII Travessia de Palmas – 1700m

Geral Masculino e Categoria 30-34 anos
Posição
Senha
Tempo
Categoria
18
22
26min42seg
05


 Resultado da Copa Verão por categoria - Master B (30 - 34)


1
Andre Chiminelli Puhlmann
Blumenau Águas Abertas
-
5
8
3
15
31
2
Marcos Rubik
FH Reds
4
1
1
1
20
26
3
Michel Paviani Zanoni
Curitiba
3
1
1
1
20
25


 Ranking por Equipe X Copa Verão de Travessias

Posição
Nome Equipe
 M 
 F 
 M 
 F 
 M 
 F 
 M 
 F 
Total
1
A T C - As Triatletas Ctba
95
89
66
76
101
77
88
91
684
2
Amaral
18
8
36
16
44
22
18
12
178
3
Blumenau Águas Abertas
18
10
30
25
19
25
26
20
174
4
Gustavo Borges
10
-
20
21
21
17
5
12
107
5
Cia Da Corrida
18
-
36
-
20
-
32
-
107



Maiores informações:

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

VII Travessia de Palmas – Copa Verão de Natação

Por: Puma

Que praia linda essa de Palmas! Desta vez conseguimos aproveitar um pouco mais esse belíssimo lugar, pois ano passado foi bem rapidinha nossa passagem por aqui.


Chegamos sábado à tarde e conseguimos aproveitar a praia, jogar um frescobol e tomar banho de mar. Deu ainda para curtir a noite e uma (ou umas) cervejinha com o pai, mãe, Tha, Rafa e a Tuca. Quer dizer enquanto estávamos no bem bom a Tuca estava derretendo em cima do rolo, mas depois ela também aproveitou.

Quanto a Travessia, cheguei em cima da hora. Foi tudo rapidinho, não deu para aquecer na água e nem bater aquele papo com o pessoal.



Como a estratégia de sábado tinha dado certo segui a mesma coisa nessa, fui lá e larguei com aquele pessoal da frente. Nesta prova não tem boia obrigatória, a única obrigação é passar entre as ilhas.



No inicio estava bem concentrado e num bom ritmo. Acompanhava dois caras, mas percebi que eles estavam se afastando da ilha, então segui na direção da boia de orientação.

Depois percebi que eu estava errado porque a boia estava do lado de fora da curva para passar entre as ilhas. Nessa hora, tentei voltar para o caminho certo e ai passou um grupo de 7 atletas. Tentei buscá-los, mas não consegui. Ah, isso desconcentrou geral!

Pela tentativa de busca tive que fazer força, bater mais as pernas o que elevou muito a frequência cardíaca. Passado um tempo desisti de buscar aquele pessoal e isso deu uma desanimada.

Nesta baixa vieram mais dois e com esses deu para seguir até o final. Saímos os três praticamente juntos da água, mas com a técnica de golfinhada e aquela corridinha um ainda chegou na minha frente. 

Peguei a senha 22, não cheguei tão animado como na Travessia de Meia Praia, mas há sempre uma satisfação em terminar uma prova. 

Além do mais essas provas de travessia são muito importantes, adquire-se muita experiência e confiança ao enfrentar esses mares. Sei que muitos triatletas aprendem a nadar mais tarde, inclusive já li que para muitos a natação é a parte mais difícil do triathlon por isso é importante encarar esses desafios.

Ainda rendeu o 5º lugar na categoria 30-34 anos. Valeu rapaziada que participou da Copa Verão de natação.



Aproveito aqui para parabenizar o campeão desta copa que foi realizada em 4 etapas. Parabéns ao Alexandre Lopes Cataldo que merecidamente levou o título, sendo que das 4 provas venceu 3, o cara é muito fera!


Obrigado especial a minha família que me acompanhou nestes 2 finas de semana de prova. Vocês são demais!




domingo, 2 de fevereiro de 2014

VII Travessia de Meia Praia – Copa Verão de Natação

Por: Puma

Comecei o dia com um aquecimento de 1h30min no rolo e com aquele barulhinho acordei a família que levantou animada para me acompanhar em mais uma travessia, mas antes eles saíram para fazer sua atividade física.




Assim como em Piçarras (semana passada) o trajeto dos 1500m foi em linha reta. Lugar muito bom para nadar porque é onde eu normalmente treino em mar aberto. Fomos até o local da largada caminhando e trocando uma ideia com o pessoal de Blumenau.


Aproveitei essa caminhada para contar o número de boia. Isso ajudou durante a prova porque deu mais noção de distância. Chegando lá cai para dar uma aquecida e sentir as condições do mar que estava levemente mexido.

9:30h foi dada a largada da VII Travessia de Meia Praia. Larguei na frente  com aquele pessoal que normalmente ganha as provas, óbvio que não consegui segurar o ritmo dos caras, mas foi muito bom porque fugi daquela pancadaria do inicio e encaixei um bom ritmo.

Tentei manter a orientação nesta linha “reta” para não fazer um percurso maior do que deveria. Consegui manter tanto a linha quanto o ritmo, estava me sentindo muito bem na prova.  Na penúltima boia fui passado por um cara e segui com ele.

Na virada para a praia começou uma ondulação, dei uma olhada para trás para avaliar a possibilidade de pegar um jacaré e ultrapassar o nadador da frente, mas numa outra olhada percebi que um outro  estava na boca para pegar um jacaré e quase que me passou. Porém nessa hora veio uma onda pra mim e consegui pegar meu jacarezinho.  

Meu jacaré rendeu tanto que encostei até naquele cara que estava na minha frente e já no raso, encontrei outros na mesma situação, tive que dar umas golfinhadas para chegar até a areia.

Só uma observação sobre o jacaré: é complicado fazer isso no final da prova porque há o cansaço, você está sem ar e dar aquele gás para pegá-lo exige muito do corpo. Mas quando da certo é uma baita de uma ajuda.

Terminei bem cansado e satisfeito com a prova. Ver a alegria da família nessa hora é muito gratificante. 


O Du (meu irmão) não pode ir desta vez, foi uma pena porque senti falta dele no pódio. Sabia que tinha ficado bem posicionado porque minha senha geral foi 13, mas não esperava ficar em primeiro na categoria.


Parabéns para o amigo Jackson Kammers que ficou em 3º na categoria 30-34 anos, mas não está na foto, pois foi embora mais cedo. Até porque tem que ter muita paciência para esperar a premiação, principalmente nesta categoria que quase sempre é no final.


Valeu galera! Amanhã sai o relato da Travessia de Palmas.