Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

domingo, 6 de novembro de 2011

Até a largada ainda há muito caminho...

Por; Puma (André Puhlmann)

Hoje resolvi escrever sobre a dura tarefa de ser um apaixonado pelo esporte. Não é fácil conciliar trabalho, treino e vida particular. Precisa ter muito jogo de cintura para equilibrar esses três pontos. No ironman de 2010, ouvi um colega dizer umas palavras que frequentemente voltam no meu pensamento. O cara mandou essa:

“era mais difícil estar na largada, do que chegar até o final da prova”.
Provavelmente ele estava pensando em tudo que passou para chegar até ali. E isso é bem uma verdade, pois levamos de 6 meses a 1 ano para estarmos prontos para o iron, só que nesse tempo tudo continua a mesma coisa: trabalho, compromissos sociais e família. 

Entretanto não há o que lamentar porque a escolha é nossa. Sendo assim não podemos deixar que esta loucura toda de treinamento interfira no nosso dia a dia. O pior é que ainda tem a tal da motivação. Às vezes não é fácil encontrar esta bendita, mas a vida segue e precisamos dar conta do recado.
E falando em treinamento acabei de entrar num ciclo intenso e mais específico para o Ironman 2012. Estou focado para este evento, mas é claro que vou fazer outras provas até lá. Essas servirão como uma espécie de treinamento. Devo fazer algumas travessias, triathlons e corridas rústicas.
Vou compartilhar com vocês um treino longo de corrida que fiz esta semana aqui em Blumenau. Nunca tinha feito este percurso, achei diferente e recomendo. Tem uma boa variação de terreno (asfalto, paralelepípedo e estrada de chão) e elevações muito boas. Abaixo tem a imagem do percurso...se alguém quiser fazer estou disposto a repetir o trajeto.

Infelizmente estou com algumas dificuldades neste inicio de treinamento em relação a tempo, o trabalho já consome boa parte e duas vezes por semana ainda tem aula à noite. Resultado: durmo tarde e não consigo acordar cedo para nadar. O dia que deixo a preguiça de lado e consigo nadar cedo, o treino parece render muito mais. Nestes dias, faço dois períodos de treino, natação pela manhã e outra modalidade ao meio dia ou à noite. Pelo fato dessa rotina não ser assim tão constante, a motivação vai perdendo força e o treino fica prejudicado.
O engraçado é que no inicio da semana estou super motivado,  mas conforme a semana vai passando e o volume de treino aumentando, a energia diminui na mesma proporção. Assim entram as desculpas como: “um dia de treino a menos não vai ter problema”, “hoje preciso descansar, compenso outro dia este perdido”, e tantas outras. 

No fundo a gente sabe que é errado. É preciso seguir uma programação, cada dia é fundamental para que no final tudo saia certo. Vale lembrar que descansar é muito importante, inclusive faz parte do treino. Só que temos um dia programado para isso e não adianta repor o dia perdido em outro. Dia perdido foi dia perdido, sobrecarregar o outro só vai trazer mais complicações.