Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tensão pré-viagem!!!

Por: Tuca (Tuany Maria Puhlmann)

Com certeza viajar é sempre uma delícia!

Acredito nesta frase, mas não totalmente. Isso porque nos dias que antecedem a viagem normalmente rola umas discussões sobre o conteúdo da nossa bagagem. 

Desde que começamos a namorar nos deslocamos bastante nos finais de semana, pois temos familiares em outras cidades.  

Sei da importância dos treinos para o ironman, mas muitas vezes há exageros. Isso porque acredito que passar um final de semana sem pedalar não vai diminuir tanto o rendimento. Será que é tão ruim substituir o pedal por uma corrida? Ou melhor, tirar dois dias de folga assistir filme com direito a pipoca e brigadeiro de panela? Está certo, a última opção é quase um delírio porque dois dias de folga e comida desregrada é cometer um pecado mortal para um ironman.

Diante desta situação o melhor é usar o bom senso. Ou seja, se você for passar um final de semana fora, não vejo necessidade de levar todo o arsenal de treinamento. Porém se a viagem durar mais de 4 dias e o local que você estiver hospedado não oferecer opções de treinamento, por exemplo, uma academia, aí não vai ter jeito. Você terá que viajar com o carro socado, parecendo a família trapo.
Antes de iniciar o treinamento para o ironman éramos um casal normal no quesito bagagem, porque viajávamos com os seguintes itens:
1.     Cada um com a sua mala;
2.     Cada um com sua necessaire;
3.     Uma sacolinha ou outra a mais;
Agora, veja a minha situação de esposa de ironman:
1. Cada um com a sua mala;
2. Cada um com sua necessaire;
E mais:
3.  1 bicicleta;
4. Às vezes roda extra (importante se considerarmos a variação climática. Sim, o vento influencia muito na escolha das rodas. Demorei muito tempo para entender isso!);
5. Bomba de pé;
6. Capacete;
7. Rolo para bike (no caso de São Pedro não colaborar o pedal acontece dentro de casa mesmo);
8.Aqueles potes enormes de suplemento (às vezes ele até consegue separar em potinhos menores);
9.1 mala extra (só com roupas para treinar).
Normalmente, o Puma vai colocando tudo o que precisa no corredor do apartamento. Sem brincadeira, ele ocupa mais da metade do corredor e não é um espaço pequeno. Fico só observando, tentando compreender a necessidade de levar tudo aquilo. Mas às vezes é incompreensível. 

Foi o que aconteceu neste feriado, ele planejou levar todos aqueles itens citados acima, desejava muito levar tudo. Entretanto o tempo não colaborou porque com chuva a bike não pode ir no suporte que temos em cima do carro. Não me pergunte por que a bike não pode pegar chuva, só sei que não pode e isto é muito sério para quem é apegado a sua bike. Além do mais, minha irmã Keyla, iria de carona conosco e não seria agradável dividir o espaço com uma bicicleta.

Muito contrariado e depois que usei todos os argumentos possíveis para desistir da bike, ele aceitou deixá-la em casa. Isso significou mais espaço e conforto para viajar. Na manhã de quarta-feira (véspera de feriado), fui colocar minhas malas no carro e tive uma surpresa. Meu porta-malas já estava ocupado pela metade, dei de cara com uma roupa de borracha, um palmar, um pé de pato, um pull-bouy (uma espécie de borracha que usa entre as pernas), uma sandália e algumas toalhas. Esses são os acessórios que ele leva para a natação. 
Juntei tudo com carinho, subi novamente para o apartamento sem reclamar. Porque vai que reclamo e ele lembra que não pode ficar 4 dias sem nadar. Isso renderia mais alguns minutos tentando convencê-lo do contrário.
O importante nestas situações é conversar e achar a melhor solução. Uma hora ou outra alguém vai ter que ceder, às vezes é preciso mudar as planilhas de treino e adaptá-la com a situação que vai ser encarada. Em outras, você vai mesmo viajar toda apertada com a sensação de que a bike e todos os outros acessórios são mais importantes que você. Bobagem! Mas para evitar discussões recomendo a você não questionar sobre a preferência dele. 
 No fim tudo deu certo, fizemos uma viagem maravilhosa e o feriado com a família foi excelente. O André conseguiu conciliar bem a viagem com o treinamento. Na quinta-feira foi o dia de folga, já na sexta iniciou com uma corridinha matutina de 24km e no final do dia fez 1:30h de bike numa academia da cidade.  No sábado repetiu o pedal na academia com 1:40h de treino e mais alguns abdominais. 

O melhor é que ainda conseguimos fechar o feriado com um almoço super especial com os amigos Pri, Marcos e claro a Manu, que já anda aprontando na barriguinha da mamãe Pri.

terça-feira, 14 de junho de 2011

IRONMAN BRASIL 2012!

Começa aqui o relato de uma grande experiência: a preparação para o iron 2012!

Este será o segundo Ironman do meu maridão André Puhlmann. Resolvi documentar esta fase da nossa vida porque realmente vale a pena compartilhar esse momento.

Acho que no primeiro iron estávamos ansiosos demais, foi uma pena não ter guardado em documento escrito aqueles momentos tão cheios de emoção que passamos nos dois anos que antecederam o iron 2010 e toda a realização e satisfação ao final da prova. Mas referências daquele momento estarão presentes neste próximo ano de preparação como motivação e certeza de que o objetivo será cumprido mais uma vez.

Então, vamos iniciar pela inscrição:
Domingo, 05 de junho de 2011, o dia do plantão!

Pra variar o André, saiu cedo de casa todo preparado para pedalar 60Km, veio até a cama se despediu carinhosamente de mim e saiu animado para a pedalada. Porém na metade do treino por motivo de urgência intestinal teve que retornar. Chegou em casa com aquela cor de cera e dali em diante teve o seu dia de rei - sentou no trono por várias horas. O motivo talvez tenha sido a comida do jantar dançante de sábado, um programão com a família Puhlmann para comemorar o dia dos namorados. Na realidade fizemos só a parte do jantar, o dançante não deu para encarar. O resto do dia seguiu assim, almoço na sogra, família reunida, muitas conversas e risadas...agradável como sempre.

Ao chegar em casa por volta das 17:00 horas o André já estava conectado ao site das inscrições. Isso porque algumas semanas atrás escutávamos comentários de que o iron de 2012 seria muito disputado. Mas não fazíamos idéia do quão disputado seria. Por precaução, o Deco achou melhor fazer a inscrição logo às 00:01h. Colocou o relógio para despertar às 11:45h, estava tranqüilo assistindo tv, com o not no colo crente que em poucos minutos receberia a mensagem: “congratulations você está inscrito no iron 2012”! A essa altura eu já estava curtindo um sono pesado, mas fui acordada às 00:15h com a seguinte frase:
- Tuca, acabaram as inscrições e eu não consegui fazer a minha!

Minha reação foi logo dizer que alguma coisa estava errada, seria impossível 2000 vagas acabarem em menos de 14 minutos. Fiquei grudada no computador e o André tentando pelo celular e sempre a mesma mensagem de vagas esgotadas. Resolveu então ligar para o treinador Paulinho e este disse que realmente estava aparecendo a bendita mensagem. Inacreditável, mas fomos dormir com a triste sensação de que teríamos que esperar pelo iron de 2013.

Confesso que foi difícil pegar no sono. Ele até que encarou bem, disse acreditar que talvez esse não seria o momento, mas conheço o meu marido, sei que no fundo estava triste.

Às 07:00h do dia seguinte mais uma tentativa e frustrada outra vez.  No caminho do trabalho viemos conversando sobre o acontecido, ele calmo só ria da minha indignação. Realmente eu não estava aceitando bem a idéia, então entrei nesses fóruns de discussão e vi que muitas pessoas estavam na mesma situação. Uma das postagens do fórum dizia que ainda havia vaga pelo site americano, fiquei maluquinha ao ler o recado. Imediatamente liguei para o André e depois de alguns minutos ele me liga para dar a boa notícia, que estava com a vaga garantida para o Iron Man Brasil 2012. Ficamos muito felizes!

PS: À noite, já em casa conversamos um pouco mais sobre o episódio inscrição. Tive que perguntar a ele se era realmente isto que desejava ou se eu na minha ansiedade estava o pressionando. A resposta foi uma risadinha, que na verdade queria dizer: deixa de ser tola guria. E no mesmo momento veio a lembrança da chegada no primeiro iron, quando o perguntei se tinha gostado da prova, a resposta obtida foi: “esse é o primeiro de muitos irons, é animal”!


 


Confirmation #:
56685120-060611045541
Date & Time:
05/27/12
Location:
Jurere Internacional ( Map )
Purchased at:
06/06/11
Category:
Amateur
Name:
andre puhlmann

Registration Confirmation for:
Dear andre,
Congratulations! You are now registered for
Brazil Ironman 2012 .



Confira como foi o Ironman 2012 pelo relato da Tuca neste post: 

Já nesse aqui você encontra o relato do Puma:


O Puma também detalhou cada etapa do Ironman Brasil 2012, nos seguintes posts: